sábado, 7 de agosto de 2010

Professores cliciane Maria Sales da silva
Maria Cacilda
Wildes shumacher


– Unidade 3: Criar documentos descrevendo a atividade

Plano de aula de língua portuguesa
Professora Cliciane Maria Sales da silva
Eja ensino fundamental e médio jovem e edultos
Escola Pedro de castro Meireles
Objetivos
- Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos.
- Saber reconhecer, organizar e utilizar nas produções os recursos lingüísticos presentes nos textos
Conteúdo
Produção textual.

Anos
7ªa 8

Tempo estimado
Cinco aulas.

Flexibilização
Escolha textos disponíveis em Braille para alunos cegos alfabetizados neste sistema. Alie o planejamento das aulas com a sala de recursos e estimule seu aluno a reler os textos atenciosamente no contraturno. Todos os pontos da discussão levantados pela turma devem ser repassados pelo professor ao aluno com deficiência visual. Uma máquina Braille disponível ou uma reglete para que ele anote as informações que considerar relevantes, é fundamental. Os problemas encontrados nas produções textuais dos alunos devem ser enumerados oralmente. Capriche, também, na interpretação da leitura das histórias. Ao longo da produção do cartaz, sugira que o aluno com deficiência visual colabore na discussão dos itens e expressões. O conteúdo do cartaz pode ser copiado em Braille, para que o aluno cego também tenha acesso a este material de apoio.
Desenvolvimento
Preparação
Antes de iniciar o trabalho da leitura direcionada para a melhoria da escrita, promova a ampliação do repertório, selecionando obras que sirvam de referência para o momento da produção. Ler diversos textos de um mesmo gênero ou autor colabora para que os alunos se apropriem de mais elementos para a produção de composições. Procure garantir que a leitura enfatize como se diz determinada coisa dentro de um gênero, discutindo a linguagem usada e o efeito que ela provoca.
1ª etapa
Inicie analisando, com os alunos, as produções deles. A idéia, nessa fase, é listar os problemas que podem ser resolvidos recorrendo a outros textos e outros autores. No quadro, organize os problemas encontrados, criando uma classificação que ajude a tornar mais observável o que buscam: marcas características de cada gênero, como expressar estados de espírito e emoções, descrever cenários, usar palavras para expressar rapidez ou lentidão e a pontuação para destacar falas. Para organizar o trabalho, em vez de atacar todos os problemas de uma só vez, destaque o foco que mais atenda às necessidades do grupo.
. 2 ª etapa
Com base na lista de elementos do cartaz, discuta como os itens podem ser utilizados nos textos dos alunos, tentando estabelecer com eles critérios de organização. Reúna, por exemplo, expressões que podem ser usadas para se referir ao tempo: passo a passo, rapidamente, com muita cautela etc. Faça o mesmo para as outras categorias criadas. Em seguida, recomende que voltem ao texto para iniciar a produção de novas versões - elas serão as intermediárias, já com a incorporação de tudo que aprenderam nas leituras.
3ª etapa
Retome os textos produzidos, escolhendo um para revisar coletivamente - agora, considerando o apoio dos recursos encontrados nas leituras. Por fim, oriente que todos façam a própria revisão e realize uma nova avaliação do texto, chamando a atenção para outro foco e mostrando como é possível avançar com a composição atacando outros problemas.
Avaliação
Observe a participação de cada aluno com base nos seguintes aspectos: faz comentários sobre a qualidade do que lê? Percebe o que torna os textos claros ou bem escritos? Utiliza recursos que auxiliam na escrita? Identifica textos e autores que possam ajudá-lo numa questão específica? Para os que apresentam maior dificuldade, recorra sempre ao trabalho em parceria - se for o caso, realize junto com o estudante esta seqüência didática.

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