quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Planejando uma atividade usando mídias digitais



ESCOLA PEDRO DE CASTRO MEIRELES
PROFESSORA CLICIANE MARIA SALES DA SILVA




• • O Sabor do Texto
• Um convite para ampliar saberes em relação às obras literárias trabalhadas em sala de aula.
• Ao vivenciarmos as obras literárias no Edu blog “O Sabor do Texto”, abriremos um leque de possibilidades de aprendizagens; sejam elas cognitivas, afetivas e/ou comportamentais.
• Endereço on-line:
• http://osabordotexto.blogspot.com
• Antes disso...
• Necessário se faz convidar os pais dos alunos para que saibam sobre o projeto. Muitos deles temem que seus filhos utilizem a Internet para algo improdutivo.
• Os alunos serão convidados a visitar outros blogs para que verifique a linguagem, o conteúdo; enfim, as possibilidades de edição de um blog.
• Acesso ao blog “O Sabor do texto ” para as postagens iniciais.
• Intenções educativas
• A linguagem é inerente ao ser humano e, a todo o momento, surgem situações de comunicação. No entanto, não apenas é preciso saber ouvir, falar e escrever; mas sim ampliarmos potenciais de interação com o outro.
• Em sala de aula, muitas vezes, nós professores, nos equivocamos ao avaliarmos um aluno em relação à participação. Muitos deles não conseguem expor suas idéias oralmente, mesmo que os motivemos para tal. Pessoas são diferentes e, apesar de terem necessidades de ampliarem domínios lingüísticos (oralidade, por exemplo), cada uma tem seu momento próprio de aprender e que deve ser respeitado.
• Intenções educativas
• No que se refere à literatura, esta escola tem o hábito de investir na leitura e realiza projetos bastante promissores. No entanto, há de se propiciar momentos mais pontuais para a socialização das produções.
• A prática de “conhecer o texto do outro” não tem se limitado à sala de aula. No entanto é preciso que criemos estratégias para uma maior divulgação dos textos elaborados pelos alunos de um modo geral, não somente em momentos específicos, como em “culminância de projetos”.
• A utilização do Edu blog possivelmente dinamizará o processo de conhecimento da produção do “outro”.
• Orientações
• A turma será orientada a acessar o Edu blog e inserir os primeiros comentários;
• Será sugerida a visitação a outro Edu blogs;
• Haverá a divulgação para o acesso ao endereço, usuário e senha da conta [email_address];
• Cada equipe abrirá um blog (à partir da conta fornecida) para a realização das atividades propostas com o livro “O Menino no Espelho”.
• O projeto contempla sete instruções e será desenvolvido ao longo da 2ª e 3ª unidade letiva/2010.
• Atividades sugeridas
• Primeira Instrução:
o Objetivos:
• a) debater a importância da leitura de livros;
• b) distinguir as partes de um livro;
• c) perceber o que significa foco narrativo;
• d) pesquisar adivinhas, que fazem parte da nossa tradição oral;
• e) conhecer o autor do livro e o contexto em que se passa a história “O menino no espelho”.
• Instrução:
• No prólogo, ficamos também conhecendo a casa do menino-narrador. Ele nos descreve suas brincadeiras em dias de chuva e conta o como se divertia com o barulho das goteiras...
• O autor, na época, morava em Belo Horizonte; hoje, uma cidade grande. Busquem saber mais sobre a capital de Minas Gerais. Será que ainda existe este espaço criado por Fernando Sabino?
• Entre na brincadeira... “adivinhe o que é?” Pesquisem outros exemplos de adivinhações, consultando as pessoas da família, da escola e da comunidade.
• Insira, em seu blog, de forma bastante criativa, a biografia do autor, a comparação entre Belo Horizonte de ontem e de hoje, bem como desafie seus colegas com as adivinhações pesquisadas.
• • Outros momentos...
• Buscaremos “conversar com a obra”, a cada capítulo lido.
• Haverá, periodicamente, a inserção das propostas de atividades (instruções) a serem realizadas pelas equipes.
• Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário