sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Análise do Projeto Político Pedagógico ____________________________________________________________________________ A análise de Projeto Político Pedagógico – PPP – da Escola Municipal de Educação Integral Monteiro Lobato pressupõe um estudo diferenciado e bem sistemático devido aos fatores que implicam a uma educação integral. Interessante notar que as finalidades do projeto são bem definidas e referidas durante todo o seu texto. Percebe-se que a educação, o ato e a prática de aprender e ensinar é responsabilidade de todos; o papel da família nesta responsabilidade é bem definido e a principal finalidade é o pleno desenvolvimento das pessoas, a cidadania é praticada como um ato real dentro da escola, e o PPP define muito bem esta ação. O PPP define a idéia de um ensino baseado nos princípios de igualdade e condições de acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte, o pluralismo de idéias, e diversas concepções pedagógicas são bem definidos e tudo isso é percebido nos projetos que estão anexados junto ao PPP. Alguns exemplos destes projetos exemplificam bem os princípios descritos aqui. Projeto como o “Jornal na Escola”, “A Rádio Escola”, “Projeto Música” que gravou um CD profissional demonstra a realidade e originalidade de tudo que está descrito no PPP. Percebe-se que a gestão é democrática e existe uma garantia de qualidade no ensino e nas práticas humanas. Encontram-se descritas com exatidão as finalidades da escola e sua função enquanto instituição de ensino. As dimensões políticas e sociais caminham juntas sem reais discrepâncias. Há tanto uma busca conjunto entre corpo gestor, corpo docente, comunidade, corpo técnico-administrativo e os alunos. O trabalho pedagógico tem como foco principal a aprendizagem e socialização dos alunos no seu meio social e isto é revelado tanto nas diretrizes contidas no PPP quanto nos projetos que são construídos com o envolvimentos da comunidade, alunos, professores e todos os atores da escola. A partir das práticas relatadas no PPP a escola tem autonomia para definir os fins e princípios e isto é compartilhado e informado à Secretaria Municipal da Educação. Esta atitude de compartilhar e informar é uma decisão do grupo que decidiu assim fazê-lo. Quanto à estrutura organizacional todo o espaço, bens, utensílios, disposição, utilização, estado de conservação, quantidade de bens aparecem de forma bem transparente e funcional no PPP. Há uma descrição do ambiente, a higienização e conservação do patrimônio físico são prioridades já que a escola acredita que é a partir de uma ambiente, de uma espaço bem organizado e limpo que a educação se inicia. Como poderia um grupo de mais de quatrocentos e cinqüenta pessoas permanecerem mais de dez horas diária em um espaço desagradável, sujo e desorganizado? Para a manutenção e organização deste espaço, que é suficiente para o trabalho desenvolvido na instituição, o trabalho é desenvolvido a partir de uma organização por grupos que estão trabalhando de forma organizacional seguindo as diretrizes traçadas pelo próprio grupo, pela própria equipe. Há uma hierarquia dentro do espaço escolar, mas com a gestão democrática toda forma de organização e descentralização do trabalho, para que seja executado com êxito, acontece de forma partilhada por todos. Cada equipe se ajuda mutuamente focando os objetivos e finalidades da escola. No Projeto Político Pedagógico da escola a avaliação das ações e práticas acontecem constantemente e todos os focos de situações diversas (a escola prefere denominar os “problemas” de situações) são levadas para os momentos de planejamento que acontece diariamente e as situações mais diversas, que merecem uma atenção e discussão mais sistematizadas, são direcionadas ao conselho que acontece bimestralmente com a participação do Conselho escolar. As avaliações e as definições de como acontece o trabalho dentro da instituição de ensino são orientadas pelo diretor da unidade de ensino a todo o grupo de pessoas envolvidas no trabalho político pedagógico. Todos os envolvidos no processo educacional conhecem bem todo o projeto, os recursos de avaliação e acompanham bem o projeto. Os resultados das avaliações são obtidos como soluções para as situações diversas e assumidos por todos como as reais possibilidades de mudanças. Tudo aquilo que foi positivo permanece e as situações diversas são reformuladas e apresentadas novas opções de trabalho e, assim, sanadas. O PPP cita claramente qual a função de cada um dos componentes escolares que contribuem para o processo educacional. Identifica-se no projeto a função do diretor, coordenadores, secretário, orientador, professores, auxiliares, administrativos, conselheiros e outros. Quanto ao currículo percebe-se que a concepção de ensino e aprendizagem assumida é a sócio-interacionista de Lev Vygotsky pois a escola acredita que para construir uma sociedade que proporcione a todos os seres humanos as mesmas oportunidades, a escola deve preocupar-se com a formação de um educando ativo, crítico e de maior flexibilidade para que sejam capazes de resolver as situações de conflitos. Partindo, então, dessa concepção de ser humano como sujeito ativo e participativo do seu processo de formação social, assume-se o compromisso de desenvolver todos os valores importantes para a formação integral priorizando o amor, respeito, solidariedade, honestidade, responsabilidade, organização, união, igualdade, higiene, conscientizando o aluno a adquirir bons hábitos alimentares, tais como: ingerir alimentos ricos em nutrientes necessários à sua saúde e aprendizagem, a valorização do ecossistema, levando os mesmos a refletirem as questões do ambiente, no sentido de que as relações do ser humano com a natureza e com as pessoas, assegurem numa melhor qualidade de vida no futuro, visando uma educação em que todos tenham satisfação de fazer parte. O Projeto Político Pedagógico define bem e incentiva as relações interpessoais entre todas as pessoas, possibilita momentos de formação e reflexão para a construção humana e integração das pessoas .

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